|
Emuladores, Roms e games clássicos.


Com a evolução evidente e inevitável dos games, nos ultimos anos, muitos deles, que marcaram nossa infância foram esquecidos, não tiveram sequencia, ou tiveram suas “estruturas” totalmente modificadas do estilo original. É compreensível, que tudo evolui, tudo “melhora” (ao menos nos olhos dos produtores). É impossível, ignorar a grande melhora nos gráficos, opções de jogo, liberdade de interação proporcionada pelos novos games. Mas e como ficam as pessoas, que ainda preferem de alguma forma os clássicos? Aquelas pessoas, que não tem mais seus consoles antigos, e que preferem as coisas mais simples? Realmente, parece que os produtores não pensam neste tipo de gamers. Mas graças a programadores independentes, temos a opção dos Emuladores, que são nada mais que softwares, com a função de simular o funcionamento de consoles. Alguns deles possuem bugs, mas isso depende muito do game a ser rodado por eles, e do desempenho de sua máquina.

Existe uma grande lista de Emuladores, para os mais variados consoles, desde o NES ao Playstation 2. Atualmente os emuladores, que simulam com maior perfeição algum console, são: “Snes9X”, “Zsnes” e “Project64”, os dois primeiros são Emuladores de Super Nintendo (ou Super Nes), e o último é de Nintendo 64. Na Internet, existe uma infinidade de sites, disponibilizando Emuladores e arquivos Roms (arquivo Rom, é o arquivo do game a ser carregado pelo Emulador), para download. Graças a esses softwares, podemos relembrar os velhos tempos, e jogar novamente, games como: Super Mario World, Killer Instinct, Super Mario Kart, e tantos outros clássicos do mundo dos games.

Mas como abrir esses arquivos (Roms) nos Emuladores? É muito simples, o padrão, da maioria, é ir na aba arquivo> abrir Rom, e indicar a Rom, no diretório em que se encontra, mas atenção, esse arquivo deve estar descompactado. Outra maneira, aceita pela maioria dos Emuladores é o recurso de “arrastar e soltar”, neste, sendo necessário, apenas “arrastar” o arquivo Rom, para o Ícone do Emulador. Atenção, emular consoles clássicos, como NES, Super Nintendo, Nintendo 64, Mega Drive, etc é muito simples, e são softwares, que não exigem muito quanto a configuração da máquina, no entanto, emuladores, como os de Playstation 2, Xbox, Game Cube, e consoles mais recentes, exigem uma configuração mais “rica” de sua máquina, além disso, para rodá-los, é necessário mexer na configuração da BIOS de seu sistema, o que não é nada aconselhável, pois assim, sua máquina pode não mais se comportar perfeitamente como um computador. Meu conselho é:

Quer emular um console clássico? (Como NES, Snes, Nintendo 64, Game Boy, GB Advanced, Mega Drive, etc) faça, e não correrá riscos.

Mas, se quizer emular um console mais rescente, como PS 2, 3, Xbox, Xbox 360, assuma que o que está fazendo é de um alto risco a integridade de sua máquina, e se mesmo assim, resolver que quer isso, procure um técnico, para configurá-lo para você.
Abaixo, segue-se os links, para os melhores sites que disponibilizam download de Emuladores e Roms:

http://www.roxdownload.net/
http://www.emulabr.com.br/
http://www.emulationpage.net/

by Matheus Ribeiro

0 comentários:

Postar um comentário