|
Preconceito contra Otakus

No ocidente o termo Otaku é dado as pessoas que curtem anime, mangá e J-Music. O problema é que embora a sociedade tenha evoluido ainda há preconceito contra nós Otakus. Há pessoas que dizem que somos crianças porque assistimos e gostamos de animes. Julgam animes como meros desenhos animados e por isso nos consideram crianças, mas será que essas pessoas alguma vez na vida já assistiram há algum anime ou leram um mangá? Está no instinto das pessoas julgar e ter preconceito contra o que nem ao menos conhecem. Talvez as pessoas tenham tanto preconceito por sermos diferentes dos demais, mas com certeza não imaginaram como seria o mundo se todos tivessem o mesmo pensamento, as mesmas idéias, formas de agir e objetivos. Otakus existem no mundo inteiro, em alguns lugares são mais numerosos em outros não, no entanto não deixam de ser Otakus. É difícil encontrar algum Otaku que nunca sofreu preconceito por seu gosto. Isso ocorre principalmente no Brasil, vezes por influência da midia, vezes não. “Anime é coisa de criança”, “porque vê isso? Não teve infância?” essas são declarações comuns de parte dos preconceituosos, mas será que mesmo essas pessoas não tiveram um gosto diferente da maioria no passado?
Realmente parece que no Brasil tudo o que não é relacionado a Futebol, Novela e etc. é tratado com desprezo. Se as pessoas por uma vez deixassem de lado o preconceito e fizessem ao menos a tentativa de conhecer o que tanto criticam teriam grandes chances de acabarem com esse preconceito infundado. Há animes/mangás como Death Note que abordam assuntos polêmicos e atuais, inclusive chegando a ter roteiros mais interessantes que alguns filmes.
No Japão por exemplo esse preconceito não existe, pois lá isso é algo absolutamente normal e natural, aí está um dos motivos do sonho de todo Otaku, morar no Japão. Ao longo dos anos a sociedade sofreu mudanças a escravidão teve seu fim, o tipo de governo mudou. Mais cedo ou mais tarde as pessoas aceitam as coisas diferentes do seu contexto, contudo isso leva tempo, cabe a nós Otakus termos em mente que a maioria das pessoas que nos criticam não sabem o que somos na realidade, somos pessoas normais como todas as outras porém temos um gosto diferente. Cabe a nós também esperar que essa mudança ocorra, se não pudermos vê-la que nossos descendentes a vejam e a desfrutem.


by Matheus Ribeiro

2 comentários:

Unknown disse...

nussa amei a reportagem
algumas coisas sao a pura verdade
mas meus parabens gostei muito espero q tenha coisas mais legais
agora vou acaompanhar esse blog

by: bruno sullivan ^^

sera q se incomodam se eu deixar meu msn ??

b.r.u.h_crazy@hotmail.com

Heaven XVI disse...

muito bom!!^.^ vou usar sua materia no meu trabalho de portugues!espero q a minha professora goste....to com dois zeros essa bimestre com ela...kussooo'dattebayo!!¬¬

Postar um comentário