|
Desvendando os mistérios Pós-formatação.

Muitas pessoas resolvem por sí proprias formatar sua máquina, na maioria das vezes por questões financeiras. Porém deve-se tomar algumas precauções quanto a esse ato. A formatação em si é bem simples, bastando ler atenciosamente as instruções em seu monitor, mas os problemas podem começar após ela. Quando a formatação é concluída sua máquina reinicia automaticamente, a primeira vista estará tudo certo, porém em pouco tempo é possível identificar erros, impossibilitando o desempenho geral de suas funções.
Os erros mais comuns após uma formatação são: a máquina ficar sem audio, não reproduzir vídeos, não reproduzir conteúdos em flash (ex: vídeos do You Tube), sua cópia do Windows não está validada, não consegue baixar e instalar programas da Microsoft nem acessar sites de certos antivirus e internet não funciona.

Bom, vamos por partes.

Antes de formatar, é preciso ter em mente que tudo e absolutamente tudo será perdido. Sendo assim antes de qualquer coisa deve-se fazer backup dos arquivos que não deseja perder.
Resolvendo os problemas.

A máquina está sem som, não reproduz vídeo e não aceita conexões de rede.
São três as alternativas para a resolução do problema:

I- É possível que na compra de sua máquina, tenha vindo o cd de sua placa-mãe. Se tem esse CD, é fácil a resolução. Neste CD estarão localizados todos os drivers de sua máquina, bastando apenas instalá-los.

II- Se não tem o Cd e já formatou a máquina, você precisa descobrir o nome de sua placa mãe, para isso instale o programa Everest. Após instalado e aberto ele logo exibira uma mensagem de que o produto é trial, não de atenção a isso e clique em OK. Feito isso, abrirá uma janela com várias opções, dentre elas a opção “placa mãe”, clique nesta opção, aparecerá mais opções e mais uma vez uma denominada placa mãe, clique nela e a janela abrirá exibindo dados de sua placa mãe, feito isso copie o nome da placa (importante: copie todo o nome, inclusive números). Após esse ato não será mais necessário o uso do programa (a menos que seja sua vontade), então se desejar já pode desinstala-lo. Com o nome da sua placa entre no site de seu fabricante e baixe os drivers e os instá-le.

III- Caso tenha tido o bom senso de não formatar sem salvar seus drivers, faça o download do programa Driver Genius. Este programa é capaz de salvar seus drivers antes da formatação. Porém para executar essa ação será necessário registrar o software.

Usando o Driver Genius: logo que abrir o programa clique em Backup no canto é a primeira opção. Ele fará uma rápida busca e oferecerá a opção de qual tipo de driver deseja salvar, é possível salvar todos os drivers instalados na máquina. Selecione o(s) tipo(s) de driver(s) que deseja salvar e clique em next. Após aparecerá uma tela com duas opções: “select backup type”, nesta selecione “Auto-instaler arquive”, a opção “Choose a place to save your drivers backup files” pede que você escolha onde deseja salvar o instalador, escolha um local de fácil acesso e de next, o programa fará o resto. Tudo que é preciso fazer agora é salvar o instalador criado pelo programa e executálo no Windows formatado.

A instalação dos drivers já está concluida, já é possivel acessar a internet, e executar midias audio e vídeo, porém não paramos por aqui. Abaixo a resolução dos outros problemas mais comuns.
Conteúdos em flash não são executados: você precisa simplesmente instalar o plugin Adobe Flash Player.

A cópia do Windows não está validada: como sabemos nem todos tem condições financeiras de adquirir um sistema operacional original, então fazem uso de cópias não autenticadas pela Microsoft. Para validar seu Windows execute os seguintes passos:

1. Vá em Iniciar > Executar

2. Digite regedit e clique em OK.

3. Já dentro do regedit, navegue até a chave:
HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\…

4. No painel à direita, clique duas vezes em OOBETimer

5. Na janela que foi aberta, apague qualquer valor e clique em OK. Feche o regedit

6. Vá novamente em Iniciar > Executar e dessa vez digite:
%systemroot%\system32\oobe\msoobe.exe /a

7. Na janela que foi aberta, escolha a opção Sim, desejo telefonar…

8. Na próxima etapa, clique no botão Alterar chave de produto.

9. Na etapa seguinte, digite a CD-Key:

THMPV-77D6F-94376-8HGKG-VRDRQ

e clique no botão Atualizar

10. Após clicar no botão Atualizar, o assistente para ativação voltará para a janela anterior, então, clique em Lembrar mais tarde e reinicie o Windows.

11. Reiniciado o Windows vá novamente em Iniciar > Executar e digite: %systemroot%\system32\oobe\msoobe.exe /a

Pronto, seu Windows está validado, porém mesmo assim é possível que não consiga instalar e acessar páginas de download de programas da microsoft, e nem de certos antivirus, isso ocorre devido há um erro de DNS, que ocorre quando o Windows não é original. Abaixo a resolução deste problema:

Vá em Início> Executar e digite “services.msc” sem as aspas e dê ok. Uma nova janela abrirá, clique em “Cliente DNS”, mais uma janela será aberta, e nesta deve aparecer duas opções “Parar e Reiniciar”, clique em Reiniciar o Serviço.
Pronto, agora sua máquina faz tudo o que faria se fosse formatada por um técnico.


Download dos programas indicados:

Driver Genius

Everest Ultimate

Adobe Flash Player

Downloads recomendados: é aconselhável o download de um navegador de internet veloz, como os citados abaixo:

Mozilla Firefox

Google Chrome

Opera



Também é extremamente recomendado a instalação de um bom antivirus:

Avira

AVG

Avast

NOD 32

Norton

Kaspersky



Nota: os 3 últimos são ótimos antivirus pagos, os demais são gratuitos.



by Matheus Ribeiro

0 comentários:

Postar um comentário